O Bozó

Mais conhecido na região centro-oeste do Brasil, o Bozó é um jogo de lançamento de dados que requer sorte e estratégia dos participantes. Para jogar Bozó, são necessários: um copo de couro ou de outro material não transparente, cinco dados de 6 faces, papel e caneta para anotar a pontuação de cada rodada.

Peças do Bozó

O Bozó é "democrático", pode ser jogado por uma ou mais pessoas, individualmente ou em duplas, e não há limites de participantes.

Possibilidades de confrontos do Bozo

Em cada rodada o jogador utiliza o copo para efetuar até 3 lançamentos dos dados do jogo e ao final marca uma das seguintes casas do tabuleiro do Bozó: ÁS, DUQUE, TERNO, QUADRA, QUINA, SENA, FÚ, SEGUIDA, QUADRADA E GENERAL. O jogo tem até 10 rodadas de no máximo 3 lançamentos.

Tabuleiro do jogo Bozó

O jogador torna-se vencedor imediato da partida de Bozó, independente da rodada, caso faça uma combinação de 5 números iguais no primeiro lançamento (General de Boca). Caso nenhum jogador consiga um General de Boca até a última rodada, o vencedor será aquele que atingir a maior pontuação na somatória de todas as casas do tabuleiro.

Postar um comentário